Como é uma Exposição de Beleza

         Antes de tudo, é preciso explicar que os cães, apesar de raças totalmente distintas uma da outra, são divididos em 11 grupos, grupos esses que são estabelecidos de acordo com a função que cada cão exerce. O Labrador por exemplo faz parte do Grupo 8 – Grupo dos Cães Recolhedores, Levantadores e Cães D'água.
        Uma Exposição poderá ter um número variado de pistas que será determinada pelo Clube organizador. Essas pistas poderão ser Nacionais, Panamericanas ou Internacionais. Independente do numero de pistas a disputa ocorrerá sempre da mesma forma em todas elas, mas com Juizes diferentes, tb indicados pelo clube organizador.
         Os Juizes são criadores que tenham 5 anos de criação, já tenham registrado um mínimo de 2 ninhadas, e foram aprovados nos exames de admissão para o quadro de árbitros.
         A exposição elege o representante da Raça, que depois ira representar a Raça dentro do seu Grupo e o vencedor ira representar o Grupo na pista final da exposição que é conhecida como o Best In Show (BIS).
        Na pista da Raça além dos cães serem divididos entre machos e fêmeas, também existe a divisão por classes:

Classe Filhote: Cães de 6 meses e 1 dia até 9 meses;
Classe Jovem: Cães de 9 meses e 1 dia até 15 meses;
Classe Aberta: Cães com 15 meses e 1 dia em diante;
Classe Campeonato: Cães acima de 15 meses que já sejam Campeões;
Classe Grande Campeonato: Cães acima de 15 meses que já são Campeões e Grande Campeões;
Classe Veterano: Cães acima de 7 anos e 1 dia.

        A pista começa com o julgamento das fêmeas e terá uma vencedora em cada classe.

Classe Filhote – Melhor Fêmea Filhote da Raça – a critério do Juiz todos podem ganhar CCFs
Classe Jovem – Melhor Fêmea Jovem da Raça – Somente o 1º colocado ganhara CCJ dependendo do critério do Juiz que poderá dar ou não.
Classe Aberta – Melhor Fêmea da Classe Aberta – Somente o 1º colocado ganhara CAC dependendo do critério do Juiz que poderá dar ou não.
Classe Campeonato – Melhor Fêmea da Classe Campeonato – CGCs de Pontuação dada a critério do Juiz.
Classe Grande Campeonato – Melhor Fêmea da Classe Grande Campeonato

         A seguir será feito o julgamento da Melhor Fêmea da Raça entre as vencedoras da Classe Filhote, Classe Jovem, Classe Aberta, Classe Campeonato e Classe Grande Campeonato. A vencedora a critério do Juiz ganhara ou não CACPAB ou CACIB dependendo da pista.
        
        O julgamento dos machos segue o mesmo procedimento das fêmeas, também nos certificados, mas com o decorrer dos julgamentos das classes ocorrerão os julgamentos de Melhor da Raça de determinadas classes.
        
        Após o julgamento do Melhor Filhote Macho, será escolhido o Melhor Filhote da Raça entre o Melhor Filhote Macho e a Melhor Filhote Fêmea.
        Após o julgamento do Melhor Jovem Macho, será escolhido o Melhor Jovem da Raça entre o Melhor Jovem Macho e a Melhor Jovem Fêmea.
        Após o Julgamento do Melhor Macho da Raça (da mesma forma que foi escolhida Melhor Fêmea da Raça) será feito o Julgamento do Melhor da Raça entre o Melhor Macho da Raça e a Melhor Fêmea da Raça.
        O vencedor desse julgamento será o Melhor da Raça e o outro, Melhor do Sexo Oposto da Raça (antigamente chamado de Reserva de Raça)
       
       Os cães dentro de suas Classes na disputa da Raça acumulam certificados que dará direito a determinados Títulos tais como:

TÍTULO DE CAMPEÃO FILHOTE
- o exemplar que tiver obtido 03 (três) CCF's devidamente homologados, concedidos por três árbitros diferentes.
TÍTULO DE CAMPEÃO JOVEM - o exemplar que tiver obtido 04 (quatro) CCJ's devidamente homologados, concedidos por quatro árbitros diferentes.
TÍTULO DE CAMPEÃO – o exemplar que tiver obtido 07 (sete) CAC's para machos e 05 (cinco) CAC's para fêmeas; e terem seus CAC's outorgados por árbitros diferentes.
TÍTULO DE GRANDE CAMPEÃO - a critério do árbitro, dará uma classificação de 5 pontos , uma classificação de 4 pontos , uma classificação de 3 pontos , uma classificação de 2 pontos , uma classificação de 1 ponto . a pontuação O árbitro, de acordo com o julgamento do mérito, não havendo a obrigatoriedade em conceder, ao 1o colocado cinco pontos, nem sequer obedecer uma seqüência de pontos para os demais. Para os Machos que já tenham obtido o total de 70 (setenta) pontos e Fêmeas que já tenham obtido o total de 50 (cinquenta) pontos.
TÍTULO DE CAMPEÃO PANAMERICANO
- será concedido a todo exemplar com mais de (15) quinze meses de idade, que tiver obtido 05 (cinco) CACPAB's para macho e 04 (quatro) para fêmea , concedidos por juizes diferentes, sendo, pelo menos, um deles não brasileiro, Somente em Exposições Panamericanas; Ao melhor macho e à melhor fêmea de cada raça, que obtiverem classificação excelente
TÍTULO DE GRANDE CAMPEÃO PANAMERICANO - os exemplares detentores do título de Campeão Panamericano portadores de 10 (dez) CACPAB's para macho e 08 (oito) para fêmea , concedidos por árbitros diferentes sendo necessariamente 03 (três) deles não brasileiros. Ao melhor macho e à melhor fêmea de cada raça
TÍTULO DE CAMPEÃO INTERNACIONAL - Os cães sujeitos à Prova de Trabalho com a obtenção de 03 (três) CACIB's outorgados por juizes diferentes de países diferentes e após a aprovação na Prova de Trabalho. As raças não sujeitas à Provas de Trabalho deverão obter 04 (quatro) CACIB'S , outorgados por 04 (quatro) juizes de países diferentes. Ao melhor macho e à melhor fêmea de cada raça
TÍTULO DE JOVEM VENCEDOR NACIONAL - o exemplar que conquistar 03 (três) classificações de Melhor Jovem da Exposição em 03 (três) exposições formais de todas as raças julgadas por árbitros diferentes e em 03 (três) diferentes Estados da Federação.
TÍTULO DE GRANDE VENCEDOR NACIONAL - fará jus o exemplar que tenha conquistado 04 (quatro) classificações  de “Melhor de Exposição” em 04 (quatro) exposições formais de todas as raças, julgadas por 04 (quatro) árbitros diferentes e em 04 (quatro) diferentes estados da Federação.         
     
      Começam então as disputas dos Grupos entre os Melhores da Raça do mesmo grupo sendo subdivididos assim:

Grupo Filhote – Somente alguns clubes fazem essa escolha de Grupo. Feita, são escolhidos normalmente do 1º ao 4º lugar. Quando o grupo não é tirado entram direto na pista de BIS Filhote.
Grupo Jovem – Somente alguns clubes fazem essa escolha de Grupo. Feita, são escolhidos normalmente do 1º ao 4º lugar. Quando o grupo não é tirado entram direto na pista de BIS Jovem.
Grupo Adulto – será sempre escolhido do 1º ao 4º lugar         
      
      Já tendo sido escolhidos os representantes dos 11 Grupos, iniciasse a pista final, o Best in Show (BIS) dividido assim:

BIS Filhote – entram todos os Melhores Filhotes de cada raça (caso não tenha sido feito o Grupo Filhote) e será escolhido normalmente do 1º ao 5º lugar
BIS Jovem – entram todos os Melhores Jovens de cada raça (caso não tenha sido feito o Grupo Jovem) e será escolhido normalmente do 1º ao 5º lugar
BIS – entram todos os vencedores de cada um dos Grupos Adulto e será escolhido sempre do 1º ao 5º lugar

         Na pista do BIS existe uma particularidade, sempre terá de ter representante de todos os grupos. O cão que ganha a 1ª colocação será substituído pelo seu reserva (cão do mesmo grupo que ganhou a 2ª colocação na disputa do grupo) antes de ser indicado o 2º lugar e assim por diante até que sejam escolhidos os 5 Melhores Cães da Exposição.

        Na página do CBKC tem todo o calendário das Exposições em todas as regiões do país e no site do DogShow são publicadas as circulares dessas Exposições, informando local da Exposição, quem ira julgar e a quantidade de pistas.
Significado das siglas usadas nesse texto:
CCF - Certificado de Campeão Filhote
CCJ - Certificado de Campeão Jovem
CAC - Certificado de Aptidão a Campeão
CGC - Certificado de Aptidão a Grande Campeão
CACPAB - Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano.
CACIB - Certificado de Aptidão a Campeão Internacional de Beleza